Cuidado com os alimentos proibidos para os gatos

Por: Luiz Dutra

Sempre que estamos comendo alguma coisa os gatos ficam nos olhando com aquela carinha de pidão, dizendo mentalmente “eu também quero”. Muita gente, com pena do bichano, acaba dando um pedacinho aqui, outro ali. Mas devemos ter em mente que nem todos os alimentos que nós comemos devem ser dados aos gatos, pois sempre devemos ter em mente que há alimentos proibidos para os gatos, certo? Claro que sim. Se nós seres humanos precisamos tomar cuidado com o que comemos, imagine com os animais?

Os gatos devem comer rações específicas para eles

Se você cria um gato é importante saber quais são os alimentos proibidos para eles, porque alguns podem causar de pequenos danos intestinais ao óbito do animal. O chocolate é o pior deles, que por possuir teobromina, é extremamente tóxico em qualquer quantidade, causando arritmia e podendo ser irreversível.

O chocolate é o pior alimento que você pode dar ao seu gato, pois pode levá-lo à morte

Vamos a outros alimentos proibidos

LEITE – É um grande erro pensar que o gato precisa de leite de vaca por toda sua vida. Depois que ele desmama, a ração traz tosos os nutrientes necessários para um crescimento forte e saldável e se torna dispensável e proibido. Caso o animal beba leite, terá problemas intestinais, como diarreia, cólicas e dores abdominais.
COMIDA CASEIRA – Também é habito comum as pessoas darem restos de suas comidas para os gatos e isso é terminantemente proibido. Muita gente tem o costume de juntar o que sobrou do almoço ou do jantar e dar como refeição ao gato, porém, os animais devem ser alimentados apenas com ração, com comida junca (a não ser que seja feita especialmente para ele, de acordo com as recomendações dos veterinários), pois do contrário, os animais podem ficar desnutridos, com distúrbios intestinais, entre vários outros problemas. Escolha uma ração de boa procedência e fique tranquilo com a saúde de seu felino. 
CEBOLA E ALHO – Todo cuidado é pouco para não deixar cair pedacinhos de alho ou cebola quando estiver cozinhando, pois caso o gato coma esses produtos, ele poderá ter intoxicação alimentar com complicações sérias, até mesmo o risco de óbito. 
DOCES – Na-na-ni-na-não! Muito cuidados com as crianças, que inocentemente, querendo agradar ao gato, acaba dando pedacinhos de doces a eles, e isso também pode trazer grandes sequelas ao bichano. Felinos não podem comer doces, a não ser os fabricados especialmente para eles, assim mesmo em porções moderadas. 
Sorvetes, balas, pirulitos, confetes e tudo que já foi dito (muitos são a base de chocolate e leite) não podem ser ingeridos, mas os pirulitos e as balas, que possuem xilitol, uma substância toxica e perigosa. Esses produtos, por serem a base de açúcar, causam muitos problemas dentários, hepáticos e, se forem consumidos em grandes quantidades, podem acumular gordura no fígado, o que não é recomendado para os gatinhos.

Os doces em geral são contraindicados para a alimentação dos gatos, principalmente o sorvete

Agora é com você. Já que você conhece os principais alimentos que devem ser proibidos para os gatos, que tal evitá-los e deixar seu mimoso bem saudável. Não esqueça de sempre levá-lo ao veterinário para uma consulta antes de dar qualquer tipo de alimento a ele.

Leave a reply