Os sete chás mais recomendados pela ciência

Por: Luiz Dutra

A Revista Rio Zona Norte começa a publicar semanalmente uma série de reportagens sobre os benefícios dos chás. Vamos iniciar com o chá de camomila, que tem vários benefícios, entre eles melhorar o sono, problema gástricos, cólicas menstruais, câncer, hemorroida, entre outros. Saiba quais são os 8 motivos para você tomar chá de camomila diariamente.

A camomila já era usada a milhares de anos antes de Cristo


Quando bate aquele friozinho cresce o consumo de chás entre as famílias, mas na verdade ele deve ser consumido o ano inteiro. As ervas em forma de chá ajudam a dormir melhor, preservar a memória e manter a o equilíbrio emocional, entre outras propriedades. Saiba mais sobre o chá que pode ajudá-lo a melhorar a sua saúde.

No frio ou no calor o chá de camomila é sempre bem vindo

CAMOMILA AJUDA A MELHOR O SONO

A camomila já era usada a milhares de anos antes de Cristo. Cientistas espanhóis descobriram analisando fósseis de neandertais, que eles já usavam a planta. Farmacêuticos de várias universidades do Brasil também descobriram várias propriedades do chá de camomila e seus efeitos terapêuticos. 

Um dos efeitos mais comuns é o de induzir ao sono, conforme comprovado em trabalho publicado no Jornal of Advanced Nursing. A pesquisa foi feita com 80 mulheres no pós-parto, todas com dificuldade para dormir. Metade recebeu tratamento comum e a outra parte recebeu tratamento à base do chá de camomila. Em duas semanas as pessoas que receberam tratamento com o chá de camomila demonstraram uma grande melhora na qualidade do sono.
A planta concentra vários flavonoides, que são substâncias antioxidantes responsáveis por sua cor amarelada. O principal deles é a apigenina, que tem ação sedativa. Por essa característica, o chá de camomila cai como uma luva à noite.
Após o almoço o chá também pode ser consumido numa boa, considerando seu potencial digestivo. O grande problema é que as pessoas sensíveis podem relaxar demasiadamente e ter o rendimento no trabalho prejudicado no período da tarde.
Na hora de fazer o chá, o recomendável é priorizar as flores da planta e fervê-las junto com a água por alguns minutos, método conhecido como decocção.

OITO MOTIVOS PARA TOMAR O CHÁ DE CAMOMILA

O chá de camomila pode ser consumida por grávidas e bebês com moderação

Melhora o Sono: O Chá de camomila é mais conhecido como um auxílio para dormir. Ele é conhecido por suas propriedades relaxantes e calmantes e muitas vezes é tomado antes de dormir para promover um sono reparador.

O chá de camomila também pode ajudar a acalmar os bebês

Benefício ao Estômago: A Camomila é útil para uma variedade de problemas gástricos. Ela alivia dores de estômago, facilita os sintomas da síndrome do intestino irritável, promove a eliminação, e auxilia na digestão em geral. Encontra-se frequentemente em chás para a digestão em combinação com hortelã.

Cólicas menstruais: Os antigos egípcios usaram para aliviar cólicas menstruais. Um estudo descobriu que beber Chá de Camomila elevou os níveis de urina de glicina, um composto que acalma espasmos musculares. Os investigadores acreditam que é por isso que o chá de camomila ajuda a cólicas menstruais.

Hemorroidas: Um estudo descobriu que a pomada de camomila foi útil para o tratamento de hemorroidas.

Benefício para Imunidade: O Chá de Camomila tem propriedades que fortalece o Sistema Imunológico e ajuda na luta contra resfriados, devido às suas propriedades antibacterianas.

Cicatrização de Feridas: Os egípcios, romanos e gregos usavam flores de camomila em um cataplasma e aplicou-as nas feridas para acelerar a cicatrização. Em um estudo em ratos que receberam extrato de camomila na água, que acelerou os tempos de cura das feridas.

Controle da Diabetes: O Chá de Camomila está sendo estudado por seus efeitos e benefícios no controle da diabetes. Em um estudo, o consumo diário de Chá de Camomila foi encontrado para impedir a progressão das complicações diabéticas e hiperglicemia.

Câncer: estudos mostram possível proteção contra vários tipos diferentes de células cancerígenas. Na próxima reportagem você vai saber os benefícios do chá-mate, muito usado para reduzir o colesterol e problemas cardiovasculares

Leave a reply