Conheça os benefícios da maçã para a sua saúde

Um dos benefícios da maça está na redução do colesterol ruim (LDL)

Ela existe em quatro tipos: Gala; Red ou Argentina; Verde e Fuji. Sem exceção, em todos os tipos são encontradas muitas propriedades benéficas para o corpo, principalmente na casca, que também possui muitas vitaminas essências à saúde. Sim, estamos falando da maçã.

A maça verde é rica em clorofila, que ajuda na oxigenação da célula

Em todas foram verificados os mesmos benefícios, porém, a maçã verde se diferencia por ser ainda mais rica em clorofila, ajudando na melhor oxigenação celular. Não importa a sua preferência, porque você pode consumir qualquer tipo que os benefícios estão garantidos.

COMO CONSUMIR

A maça desidratada é excelente para as crianças por ser crocante e substitui a batata frita

O sabor da maçã é pessoal, mas em geral diz-se que ela tem sabor adocicado, levemente sumarenta (contem bastante sumo e suco) e tem um cheirinho delicioso. Já as formas de consumo da maçã são bastante variadas.

  1. Cozida ou assada – indicada para os problemas de gastrointestinais como vômitos ou diarreia;
  2. Crua com casca – ajuda a diminuir o apetite por ter muitas fibras, regulando o intestino;
  3. Crua sem casca – Indicada para prender o intestino;
  4. Suco – hidrata e regula o intestino preso e diminui o apetite por conter uma fibra chamada pectina, que se aloja no estômago mais tempo aumentando a saciedade;
  5. Desidratata – excelente para crianças, podendo ser substituída pela batata frita, por ter uma textura mais crocante. Para desidratá-la, basta colocar a maçã cortada em pequenas fatias no forno em temperatura baixa, por cerca de 20 minutos até ficar crocante.
  1. Chá – Indicada para melhora da digestão e alívio da prisão de ventre. A casca também pode ser adicionada em chás menos saborosos como chá de quebra-pedra, por exemplo, para dar um sabor mais agradável.
O chá de maça além de saboroso melhora a digestão e alivia a prisão de ventre

A forma de consumo vai do gosto de cada pessoa. Seja em salada de frutas, in natura ou assada, a fruta do pecado, consumido por Eva e depois por Adão no Jardim do Éden, deve ser consumida por todos que busca uma saúde equilibrada. Assim, vamos conhecer os 10 benefícios da maçã para o corpo.

OS 10 BENEFÍCIOS DA MAÇÃ

1. Ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL)

Tudo isso graças à pectina, um tipo de fibra solúvel encontrada na casca da maçã. Mas fique atento, pois, ao retirar a casca, essa substância é totalmente eliminada do alimento e seus benefícios vão embora, também.

2. Evita o envelhecimento precoce

A maçã possui muitos antioxidantes, que combatem os radicais livres e protegem todas as células do corpo contra inúmeros agentes que causam doenças e o envelhecimento precoce. “Suas propriedades antioxidantes blindam nosso coração e previnem certos tipos de câncer, como o de cólon e mama”, aponta Roberta.

3. Protege a voz e a garganta

A maça auxilia na limpeza da boca e faringe e contribui com a saúde da voz

Como a maçã é rica em taninos e flavonoides, fitonutrientes que, entre diversas ações, atuam como adstringente a fruta auxilia na limpeza da boca e faringe. E acaba por contribuir com a saúde da voz.

4. Fortalece o sistema imunológico

O responsável por isso é a quercitina, antioxidante que apresenta uma importante ação anti-inflamatória, além de contribuir para eliminar os radicais livres do organismo.

5. Ajuda o sistema digestivo

Por conta das boas quantidades de pectina, taninos, ácido málico e flavonoides, presentes na maçã, essas substâncias contribuem no alívio dos problemas no sistema digestivo, como diarreia, constipação intestinal, entre outros. Nesse caso, o indicado é consumir a maçã assada ou cozida, e até mesmo o chá de maçã.

6. Previne o derrame cerebral

Foi o que apontou um estudo da Universidade de Wageningen, na Holanda. Ao longo de dez anos, os pesquisadores acompanharam grupos de pessoas entre 20 e 65 anos. A conclusão da pesquisa apontou que aqueles indivíduos que consumiam alimentos de polpa branca, como a maçã, tinham 52% menos chances de desenvolver um AVC. Tudo isso por conta da alta concentração de fibras e vitaminas B, C e E.

7. Combate à anemia

Por ser rica em ferro, a maçã pode ser uma aliada para quem estiver passando por problemas de anemia. Além disso, a fruta também apresenta boas quantidades de vitamina C, elemento essencial para a boa absorção do ferro no organismo.

8. Dentes fortes e cérebro saudável

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A maçã também pode ajudar nesses dois quesitos. Isso porque a fruta é rica em fósforo, mineral essencial para a estrutura óssea do corpo, assim como para o sistema nervoso.

9. Aliada do emagrecimento 

As fibras encontradas na casca da maçã podem ajudar também a aumentar a sensação de saciedade, o que reduz as chances de ingerir alimentos em maior quantidade e, como consequência, contribui para o processo de perda de peso – se estiver seguindo uma boa dieta.

10. Alivia gastrite e úlceras

A quercitina (presente na maçã), ao formar um gel que protege a mucosa intestinal, torna-se uma boa aliada no processo de gastrite e úlceras gástricas.

Aproveite todos os benefícios da maçã

Plante uma macieira em seu quintal e aproveite todos os benefícios da maça

Para manter todas as benfeitorias da maçã, o ideal é consumir 1 porção da fruta por dia. E não ultrapasse essa quantidade, já que a ingestão em excesso pode engordar, levar ao aumento de açúcar no sangue, reações alérgicas, entre outros.

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