Campeonato Carioca começa Fase de Grupos com os 12 principais clubes do Estado

A bola vai começar a rolar pra valer em 2020 no Rio de Janeiro. O Campeonato Carioca, que serve de pano de fundo para os técnicos começarem a preparar os clubes para o Brasileirão e outras competições importantes, começa a fase de grupos com seis jogos no sábado (18/01) e mais dois no domingo (19/01). Os jogos de sábados são: Americano x Nova Iguaçu, às 15 horas no Antônio F. Medeiros; Friburguense x América, às 15 h no Eduardo Guinle; Madureira x Portuguesa, às 15 horas, em Conselheiro Galvão; Macaé x Flamengo, às 16 horas, no Maracanã;  Resende x Boavista, no Estádio do Trabalhador, às 16h30 e Volta Redonda x Botafogo, às 18 horas, no Estádio da Cidadania. Já os dois jogos de domingo são: Vasco da Gama x Bangu, às 16 horas, em São Januário e Cabofriense x Fluminense, às 19 horas, no Elcir Resende.

Ferj lança bola oficial do Campeonato Carioca batizada de samba

O VAR COMEÇA ENTRAR EM AÇÃO

Com um regulamento um pouco diferentes das outras competições, a novidade será a introdução, apenas na fase final e em clássicos, do VAR. Outra novidade aponta que se o mesmo time vencer os dois turnos da competição, poderá ser declarado campeão sem precisar de uma final. Os quatro grandes do Rio, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, buscam esse objetivo.

A Taça do Campeonato Carioca 2020 – Divulgação FERJ

ONDE ASSISTIR AOS JOGOS?

Todas as partidas do Campeonato Carioca serão transmitidas pelo SportTV, Premiere e pela TV Globo. O Flamengo ainda não acertou o valor dos direitos de transmissão e, por enquanto, não terá seus jogos transmitidos.

CONHEÇA OS GRUPOS

  • Grupo A: Botafogo, Flamengo, Bangu, Boavista, Cabofriense e Portuguesa.
  • Grupo B: Fluminense, Vasco, Macaé, Madureira, Resende e Volta Redonda.
Estadio do Madureira, na Rua Conselheiro Galvão, um dos palcos do Cariocão 2020, foi inaugurado em 1941 e tem capacidade para 2.136

CAMPEÃO DE 2019

Com duas vitórias sobre o Vasco por 2 a 0, o Flamengo foi o campeão do Campeonato Carioca de 2019.

REGULAMENTO

São 12 clubes divididos em dois grupos de seis times. No primeiro turno disputa-se a Taça Guanabara, onde as equipes do grupo A enfrentam as do outro grupo B.  Os dois melhores de cada grupo farão uma semifinal e os vencedores destas partidas decidem o título do turno.

Na segunda fase da competição, os confrontos serão entre times do mesmo grupo. Da mesma forma do primeiro grupo, os dois melhores fazem a semifinal e os melhores decidem o turno, que se chama Taça Rio.

FINAL

A final será entre os vencedores da Taça Rio e o da Taça Guanabara. Caso o mesmo time vença os dois turnos, será proclamado o campeão direto, desde que nenhuma agremiação tenha somado mais pontos que ele. Por exemplo, se o Fluminense conquistar os dois turno somando 23 pontos e o Botafogo somar 24, os dois times farão a final.

OS MAIORES CAMPEÕES DO RIO

A lista mostra o Flamengo como o time que mais venceu o Carioca, com 35 conquistas. O Fluminense é o segundo colocado com 31. Veja lista completa dos campeões.

  • Flamengo: 35 títulos
  • Fluminense: 31 títulos
  • Vasco da Gama: 24 títulos
  • Botafogo: 21 títulos
  • América: 7 títulos
  • Bangu: 2 títulos
  • São Cristóvão: 1 titulo
  • Paissandu: 1 título

CURIOSIDADE SOBRE O PAISSANDU

Time do Paysandu, campeão Carioca de 1912 derrotou o Flamengo na final por 2×1

O Paysandu Cricket Clube, foi o campeão Carioca de 1912, ao derrotar o Flamengo, que fazia sua estreia no campeonato, por 2×1, conquistando a Taça Colombo. Anos depois o clube mudou sua denominação para Paissandu Atlético Club.

O clube hoje não atua mais no futebol profissional, dedicando-se apenas à pratica de esportes como tênis, squash, bowls, futebol amador, dentro outros esportes. Hoje o clube possui uma área de lazer com piscina, sauna, restaurantes, salão de beleza, massagens e muito mais. Sua sede fica na Av. Afrânio de Melo Franco, 330, Leblon, na zona sul do Rio de Janeiro.  

Confira como terminou a classificação final do Campeonato de 1912:

1º Paysandu – 24 pontos

2º Flamengo – 22 pontos

3º América – 20 pontos

4º Rio Cricket – 17 pontos

5º Fluminense – 16 pontos

6º Bangu – 5 pontos

7º São Cristóvão – 5 pontos

PARTIDA COMEMORATIVA

Em 2006 o clube voltou a disputar uma partida de futebol, após quase 92 anos, nos jogos comemorativos dos 105 anos do futebol no Estado do Rio de Janeiro (realizados na sede do Rio Cricket). Por não possuir mais departamento de futebol ou jogadores, o clube pegou “emprestado” o time principal do Tombense Futebol Clube, de Minas Gerais, que gentilmente cedeu seus jogadores para a partida especial. O Paissandu venceu o Rio Cricket por 2 a 1.

Leave a reply